Pular para o conteúdo principal

[DOWNLOAD] CANDEIA - 1977 - LUZ DA INSPIRAÇÃO

[RECOMENDO] SAMBA NO RENASCENÇA



Muito bom!!!!


Clube Renascença é ponto de encontro para trabalhadores que fazem das segundas-feiras dia útil para apreciar o samba



Na segunda-feira – tradicional dia de folga dos músicos - um grupo de sambistas sob o comando de Moacyr Luz promove, há oito anos, o Samba do Trabalhador, roda que já se tornou referência para os apreciadores do estilo.
O Clube Renascença, um dos espaços mais tradicionais da cultura negra do Rio de Janeiro, fundado há 62 anos, abre as portas para trabalhadores que fazem do dia que inicia a semana útil, considerado ingrato para muitos, mais um momento de diversão e encontro.
Além de Moacyr Luz, violão e voz, levam o Samba do Trabalhador os músicos Gabriel Cavalcante (da Muda), violão, cavaco e voz; Alexandre Nunes, cavaco e voz; Álvaro Santos, percussão e voz; Luiz Augusto, percussão; Junior de Oliveira, percussão; Mingos Silva, percussão e voz e Daniel Neves, violão de sete cordas.
Apesar da coincidência com o nome da conhecida canção de Darcy da Mangueira, Samba do Trabalhador (ocioso), que tem versos como “Na segunda-feira não vou trabalhar”, Moacyr Luz ressalta que a intenção da roda é justamente o oposto.
“Os trabalhadores músicos emprestam seu dia de folga para os outros trabalhadores, num espaço com música de qualidade. A música do saudoso Darcy fala da pessoa que não quer trabalhar”, esclarece o compositor, que tem canções gravadas por sambistas como Zeca Pagodinho, entre outros.
A roda que acontece no Renascença já foi registrada em CD e DVD duas vezes. A última, em 2013, no recém-lançado “Moacyr Luz e Samba do Trabalhador”.

Clube Renascença
A história do Renascença, erguido por negros de classe média que sofriam preconceito ao tentar frequentar clubes, no início do século, e, por isso, se juntaram para criar um espaço próprio, reforça a singularidade do local escolhido para a roda.
Se em clubes comuns o lazer é a finalidade mais explícita, no “Rena”, como é apelidado, a cultura é o ponto forte. Já na entrada do Clube, barracas vendem CDs de samba e músicas de referências afro-brasileiras, literatura de cordel com títulos curiosos como Arlindo Cruz e a Incrível história do Bagaço da Laranja, acarajé das mãos de baianas, e guias (colares de umbanda) montadas na hora por artesãos.

Encontro de gerações
O Samba do Trabalhador serve também como ponto de encontro para gerações de sambistas. Moacyr Luz, de uma geração mais antiga, conta que a ideia inicial do samba era que os mais velhos apresentassem os novos talentos. E este papel foi cumprido, segundo ele.
Dentre os músicos que tocam ali, dois já lançaram CDs próprios. Gabriel Cavalcante lançou, em 2010, o álbum intitulado O que vai ficar pelo salão e Alexandre Nunes, o álbum Marmita, de 2011.
Nova promessa do Samba do Trabalhador, o percussionista Álvaro Santos foi citado pela cantora Beth Carvalho em recente entrevista. “Eu fiquei lisonjeado e muito agradecido por ter meu trabalho aqui no Samba do Trabalhador reconhecido”, comemora.
Fonte:http://www.brasildefato.com.br/node/25932

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[DOWNLOAD] ZECA PAGODINHO – CD QUINTAL DO PAGODINHO 3 (2016)

ZECA PAGODINHO – CD QUINTAL DO PAGODINHO 3 (2016) * LINK CORRIGIDO!!!* OBRIGADO PELO O FEEDBACK. Músicas: 1- Poema Declamado: Mora Comigo – Ao Vivo Em Xerém 2- Esse Cara – Ao Vivo Em Xerém 3- Sonho Meu – Ao Vivo Em Xerém 4- Toda A Hora – Ao Vivo Em Xerém 5- Ai Que Saudade Do Meu Amor

[DOWNLOAD] SAMBA & PAGODE DE RAIZ PARTE III

Coletânea de Samba & Pagode de Raiz Parte III 1 - Zeca Pagodinho - Pra você, menina.mp3  2 - Almir Guineto - Saco Cheio (com Zeca Pagodinho).mp3  3 - Grupo Fundo de Quintal - Canto de Rainha. mp3  4 - Luiz Carlos da Vila - Romance dos Astros - Arco-íris .mp3  5 - Marquinhos Satã - Falsa Consideração.mp3  6 - Fundo de Quintal - Amor Agora Não.mp3  7 - Sombrinha - Papo de homem e mulher.mp3  8 - Jovelina Perola Negra - Luz de repente.mp3 

[DOWNLOAD] CANDEIA - 1977 - LUZ DA INSPIRAÇÃO

  Candeia - 1977 - Luz da Inspiração 01 riquezas do nosso brasil (brasil poderoso) 02 maria Madalena da portela 03 olha o samba sinhá (samba-de-roda) 04 vem menina moça 05 nova escola 06 já curei minha dor 07 luz da inspiração 08 me alucina 09 falso poder 10 era quase madrugada 11 cabocla jurema 12 pelo nosso amor