Pular para o conteúdo principal

[DOWNLOAD] CANDEIA - 1977 - LUZ DA INSPIRAÇÃO

5 CANÇÕES OBRIGATÓRIAS PARA ENTENDER O SAMBA

Seleção tem de Sinhô, Sinval Silva a Nelson Sargento, que faz show em São Paulo



Nelson Sargento
Para se ter uma ideia da riqueza musical do samba, basta dizer que a bossa nova, internacionalmente conhecida por misturar nele ingredientes do jazz, é apenas um dos mais de 30 subgêneros que essa espécie de gênero-ônibus comporta em harmonia ou (muitas vezes) em fusão.

Anote aí: samba batido; samba corrido; samba de roça ou rural; samba raiado; samba de roda; samba de terreiro ou de quadra; samba de partido alto; samba-canção; samba sincopado; samba de gafieira; samba de enredo; samba exaltação; samba de breque; samba-coco; samba-joia; sambalanço; samba-rock etc etc etc.


É a partir dessa variedade que um compositor como Padeirinho, de Mangueira, pôde afirmar que “até um inocente sabe o que é sambar”.



Abaixo, uma lista, em ordem cronológica de gravação, com 5 canções para entender o samba.



"Jura" (1929), de Sinhô

Mais famosa composição de Sinhô, exímio pianista que ganhou epíteto que resume sua importância nesses anos pioneiros do ritmo: o Rei do Samba. Ainda marcada pela influência do maxixe, suas melodias eram simples e, ao mesmo tempo, originais, caindo no gosto do público. “Jura”, além do forte refrão, mostra um verso malicioso e mui atrevido para a época: “Um beijo puro na catedral do amor”. Recentemente Zeca Pagodinho regravou a música, com o mesmo impacto de antes.


"Se Você Jurar" (1931), de Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves

Este é um clássico surgido no meio daqueles que revolucionaram a música brasileira ao formatar o samba como gênero urbano genuinamente carioca, quase da mesma maneira como o conhecemos ainda hoje. Foi no fim da década de 1920 e início da de 1930, quando a Turma do Estácio – jovens na casa dos 20 anos, a maioria negros e mulatos, sem ocupação definida – começou a compor num ritmo menos sincopado, para facilitar a fluidez do desfile das escolas de samba, que também surgiam nessa época. À dupla Ismael Silva-Nilton Bastos junta-se na parceria o cantor Francisco Alves que, esperto, sentiu o enorme potencial daquele tipo de música nascente, levando-a para o rádio.



"Adeus Batucada" (1935), de Sinval Silva

De maldade, diziam que ela não sabia cantar samba direito. Mas, em verdade, Carmen Miranda, ao lado de Mário Reis, foi a primeira cantora brasileira a valorizar o gênero, percebendo, ainda no fim dos anos 1920, todo o tesouro que ali havia. E fez isso com perfeito domínio da voz, acrescentando uma picardia só dela. “Adeus Batucada”, apesar de tom sentimental e algo choroso, demonstra tudo isso. Composta por Sinval Silva, um de seus compositores prediletos, foi executada no carrilhão da Mesbla, no dia do cortejo fúnebre de Carmen.






"Se Acaso Você Chegasse" (1938), de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins

Compositor único, Lupicínio Rodrigues lançou-se nacionalmente com este samba, feito praticamente de improviso, na calçada do Café Colombo, em Porto Alegre. Como de hábito, tinha inspiração num episódio de sua vida sentimental. Composto em 1936, só dois anos depois encontrou seu intérprete ideal, Cyro Monteiro, maior expressão do estilo sincopado, e talvez o cantor que melhor tenha sabido “dividir” um samba. Como fizera com Cyro, “Se Acaso Você Chegasse” ajudou a projetar o nome de outra intérprete maior, Elza Soares, que regravou a música em 1959.






"Agoniza, Mas Não Morre" (1978), de Nelson Sargento

Marco da resistência cultural do gênero, este samba inspirou-se num drama familiar. Ao chegar a casa na Baixada Fluminense, depois de trabalhar como pedreiro na zona sul do Rio, Nelson Sargento encontrou a mulher muito mal de saúde. Os dias passaram, e ela nada de melhorar. Nelson suspirou e, já desalentado, murmurou: “Agoniza, mas não morre”. Na mesma hora, pegou o violão e compôs o clássico, gravado por Beth Carvalho. Em tempo: a mulher dele ficou boa.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[DOWNLOAD] ZECA PAGODINHO – CD QUINTAL DO PAGODINHO 3 (2016)

ZECA PAGODINHO – CD QUINTAL DO PAGODINHO 3 (2016) * LINK CORRIGIDO!!!* OBRIGADO PELO O FEEDBACK. Músicas: 1- Poema Declamado: Mora Comigo – Ao Vivo Em Xerém 2- Esse Cara – Ao Vivo Em Xerém 3- Sonho Meu – Ao Vivo Em Xerém 4- Toda A Hora – Ao Vivo Em Xerém 5- Ai Que Saudade Do Meu Amor

[DOWNLOAD] SAMBA & PAGODE DE RAIZ PARTE III

Coletânea de Samba & Pagode de Raiz Parte III 1 - Zeca Pagodinho - Pra você, menina.mp3  2 - Almir Guineto - Saco Cheio (com Zeca Pagodinho).mp3  3 - Grupo Fundo de Quintal - Canto de Rainha. mp3  4 - Luiz Carlos da Vila - Romance dos Astros - Arco-íris .mp3  5 - Marquinhos Satã - Falsa Consideração.mp3  6 - Fundo de Quintal - Amor Agora Não.mp3  7 - Sombrinha - Papo de homem e mulher.mp3  8 - Jovelina Perola Negra - Luz de repente.mp3 

[DOWNLOAD] CANDEIA - 1977 - LUZ DA INSPIRAÇÃO

  Candeia - 1977 - Luz da Inspiração 01 riquezas do nosso brasil (brasil poderoso) 02 maria Madalena da portela 03 olha o samba sinhá (samba-de-roda) 04 vem menina moça 05 nova escola 06 já curei minha dor 07 luz da inspiração 08 me alucina 09 falso poder 10 era quase madrugada 11 cabocla jurema 12 pelo nosso amor