Pular para o conteúdo principal

[DOWNLOAD] CANDEIA - 1977 - LUZ DA INSPIRAÇÃO

RODAS DE SAMBAS IMPERDÍVEIS NO RIO DE JANEIRO


Seria impossível listar todos os redutos cariocas que têm samba correndo na veia, mas preparamos uma seleção de rodas de samba bastante representativas em vários cantos da cidade maravilhosa que certamente garantem uma boa folia o ano todo:





Samba do Trabalhador


Há mais de 10 anos, toda segunda-feira, sempre das 17hs às 23hs, o samba rola solto no Clube Renascença, no Andaraí, zona norte do Rio de Janeiro. A roda é comandada pelo sambista Moacyr Luz, parceiro de nomes como Martinho da Vila, Wilson das Neves e Aldir Blanc, e que já compôs para Maria Bethânia, Beth Carvalho e Zeca Pagodinho, entre outros.


Por conta de seu dia e horário peculiares, o evento é ponto de encontro da velha guarda e de artistas consagrados das novas gerações que, vira e mexe, passam lá para dar uma canja.


Roda de Samba da Pedra do Sal


Também às segundas-feiras, acontece a tradicional roda de samba da Pedra do Sal, aos pés do Morro da Conceição, na Gamboa. O repertório é exclusivamente voltado para sambas de raiz e a cantoria toda é levada no gogó mesmo, já que não há microfones ou amplificadores. O evento é gratuito e cercado de ambulantes vendendo bebidas e petiscos. Vá, de preferência, antes das 19hs.


Samba da Ouvidor


Essa roda de samba acontece sempre dois sábados por mês na esquina da Rua do Ouvidor com a Rua do Mercado, onde durante os dias de semana funciona a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. A democrática roda de samba ajudou a fazer com que a área, vizinha à Praça XV, mudasse de cara: outrora um deserto, hoje fervilha de opções gastronômicas e culturais. Quem vai almoçar, já fica para o samba, que começa por volta das 15hs e vai até às 22hs.


Samba das Pulgas


Também dois sábados por mês, o boêmio bairro de Santa Teresa recebe o Samba das Pulgas, que acontece no no Largo dos Guimarães. Com a volta da circulação do bondinho na região, é uma bela pedida para uma noite pra lá de animada!



Roda de Samba do Bip Bip


Quintas, sextas e domingos tem roda de samba de primeira no Bip Bip, na Rua Almirante Gonçalves, em Copacabana. O botequim foi criado pelo figuraça do Alfredinho em 1968 e dispensa frescuras: não há garçons, ou seja, cabe a você mesmo pegar a própria bebida, dar seu nome para ele e pagar no final! Se conforto e luxo não estão no cardápio, boa música é garantida!



Feira das Yabás


Um domingo por mês, o couro come na roda de samba da Praça Paulo Portela, em Oswaldo Cruz. A Feira das Yabás – termo que faz referência aos orixás femininos, como Iemanjá e Oxum – conta com várias barracas de comidas típicas preparadas pelas tias da Portela, como jiló frito, mocotó, galinha com quiabo, rabada com aipim e carne seca com abóbora.



Roda de Samba do Cacique de Ramos


Há mais de 50 anos sendo referência na defesa do samba de raiz e do partido alto, o Cacique de Ramos realiza sua roda de samba todos os domingos, a partir das 17hs – excepcionalmente no terceiro domingo de cada mês, a roda de samba embala uma feijoada de primeira a partir das 13hs. Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro, o Cacique de Ramos foi berço de artistas de peso como Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra e Jorge Aragão, além do grupo Fundo de Quintal.



Samba da Arruda


Formado em 2005 por um grupo de amigos de Vila Isabel, o inicialmente Pagode da Arruda iniciou suas atividades com uma roda de samba ao lado da barraca da Tia Zezé, em frente à quadra da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Depois de temporadas em diversas casas do Rio de Janeiro e São Paulo caiu no gosto do público e virou parada obrigatória de sexta-feira à noite no Beco do Rato, bar do mineiro de alma carioca Márcio Pacheco, na Lapa.



Projeto Samba do Acústico


Uma das mais tradicionais rodas de samba do Rio de Janeiro acontece no Centro Cultural Tia Doca, em Madureira, desde 1975. Almir Guineto, Reinaldo, Sombrinha e outros bambas sempre batem cartão por lá. Todo sábado a partir das 18h30, com direito a uma bela macarronada!





FONTE: hypeness













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[DOWNLOAD] ZECA PAGODINHO – CD QUINTAL DO PAGODINHO 3 (2016)

ZECA PAGODINHO – CD QUINTAL DO PAGODINHO 3 (2016) * LINK CORRIGIDO!!!* OBRIGADO PELO O FEEDBACK. Músicas: 1- Poema Declamado: Mora Comigo – Ao Vivo Em Xerém 2- Esse Cara – Ao Vivo Em Xerém 3- Sonho Meu – Ao Vivo Em Xerém 4- Toda A Hora – Ao Vivo Em Xerém 5- Ai Que Saudade Do Meu Amor

[DOWNLOAD] SAMBA & PAGODE DE RAIZ PARTE III

Coletânea de Samba & Pagode de Raiz Parte III 1 - Zeca Pagodinho - Pra você, menina.mp3  2 - Almir Guineto - Saco Cheio (com Zeca Pagodinho).mp3  3 - Grupo Fundo de Quintal - Canto de Rainha. mp3  4 - Luiz Carlos da Vila - Romance dos Astros - Arco-íris .mp3  5 - Marquinhos Satã - Falsa Consideração.mp3  6 - Fundo de Quintal - Amor Agora Não.mp3  7 - Sombrinha - Papo de homem e mulher.mp3  8 - Jovelina Perola Negra - Luz de repente.mp3 

[DOWNLOAD] CANDEIA - 1977 - LUZ DA INSPIRAÇÃO

  Candeia - 1977 - Luz da Inspiração 01 riquezas do nosso brasil (brasil poderoso) 02 maria Madalena da portela 03 olha o samba sinhá (samba-de-roda) 04 vem menina moça 05 nova escola 06 já curei minha dor 07 luz da inspiração 08 me alucina 09 falso poder 10 era quase madrugada 11 cabocla jurema 12 pelo nosso amor