Pular para o conteúdo principal

[DOWNLOAD] CANDEIA - 1977 - LUZ DA INSPIRAÇÃO

AMAZONENSE PAULO ONÇA EMPLACA SAMBA-ENREDO NA GRANDE RIO

Em 2017, o talento dos sambistas amazonenses Paulo Onça e Alan Vasconcelos promete incendiar a Marquês de Sapucaí. Isso porque o samba-enredo “Ivete do rio ao Rio” composto por Paulo e Alan, que são tio e sobrinho, - em parceria com mais quatro artistas - foi escolhido para representar a escola Grande Rio na próxima edição do carnaval carioca.

O anúncio foi feito por volta das 6h30 deste domingo (4), após a chegada da musa baiana, Ivete Sangalo, na quadra da baixada Fluminense. A dupla desbancou 26 composições de gigantes do samba e escreveu, enfim, o nome na história do carnaval do Rio.

"Todos os concorrentes já haviam vencido este mesmo concurso em anos anteriores. Só faltava a nossa vez e, graças a Deus, papai do céu abençoou e quis Ele que nesse ano, o samba da Grande Rio tivesse esse toque amazonense", disse o sambista Alan Vasconcelos.
Cantora será tema de enredo da Grande Rio
(Foto: Ive Rylo / G1 AM)
Este foi o terceiro ano consecutivo que Alan concorreu pela Grande Rio. Já o tio dele, Paulo Onça, disputa há 11 anos e foi finalistas seis anos seguidos.

A insistência foi recompensada e aquela pitada do "toque amazonense" pode ser conferido principalmente nos dois refrões no enredo de Duque de Caxias. “Os dois refrões têm o momento forte do samba, que você toca o coração da comunidade e da homenageada. Lá colocamos o nosso tempero”, adiantou.

Na corrida final, quatro composições brigavam pelo título, que foi finalmente abocanhado pelos artistas amazonenses, em parceria com Rubens Gordinho de Santos, Dinho Artigliri, Kaka e Marcos Moreno.

"Fizemos essa conexão do Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro, uma mistura de culturas, com a particularidade do samba de cada estado. Aproveitamos um pouquinho de cada um e graças a Deus, a receita deu certo", afirmou.


SEGREDO DO ENREDO CAMPEÃO

Foram quase sete meses de trabalho, divididos entre estudar a vida de Ivete, parcerias com outros artistas, compor e gravar a canção.

Além da experiência de uma vida dedicada ao samba, Alan atribui a vitória à meticulosa pesquisa sobre a vida da musa baiana. Os compositores passearam pela infância da Ivete de Juazeiro, longe de todo o glamour dos trios elétricos. A caminhada de fé às margens do rio São Francisco e o jeitinho da “mainha invocada” que arrasta multidões Brasil a fora.

“Acho que esse foi um detalhe crucial, quando você vai falar de uma pessoa, tem que focar primeiro lugar de onde veio o homenageado. Então a gente foi feliz nisso. Muitos sambas foram na linha de falar dos sucessos consagrados na voz dela. A gente falou da infância, acredito que resumimos bem e captamos a mensagem do carnavalesco. Acredito que o quebra-cabeça foi bem montado e que foi crucial para tocar o coração da Ivete e da comunidade”, comemorou.

A letra também fala das lendas e mistérios do "Velho Chico" que banham a história do povo nordestino. “O samba faz uma mística com relação à lenda da serpente encantada do Velho Chico”, disse.

Na hora do anúncio do enredo vencedor, o grito - de anos de dedicação - preso na garganta de tio e sobrinho ecoou na quadra da Grande Rio.

"Foi um misto de alegria e passa um filme na cabeça porque é um sacrifício para nós do Norte, de sair do nosso estado, enfrentar todas a dificuldades que possa imaginar, dificuldade financeira, deixar família, correr atrás de patrocínio. Então, é uma luta bem mais árdua. Tem um significado maior", disse.

O Carnaval 2017 vai marcar o retorno do tio de Alan à festa no Rio de Janeiro. Em 1998, Paulo Onça ajudou a levar à Sapucaí o samba "Parintins para o mundo ver", do Salgueiro.

“É uma conquista do samba amazonense. Tive muita ajuda de amigos de Manaus, em todos os sentidos, desde o simples boa sorte até ajuda financeira, porque os custos para disputar um samba em uma escola como a Grande Rio é bem alto. Nada disso teria conseguido sem apoio do Norte, dos amigos e da família”, agradeceu Alan.

CARREIRA
Onça começou a sua carreira com 20 anos cantando nos bares de Manaus. Vinícius de Morais e Bossa Nova foram as primeiras inspirações do cantor e sambista amazonense.  Composições que ganharam sucesso nas vozes de grandes nomes do cenário do samba renderam a ele conhecimento nacional. Jorge Aragão é um deles. O artista carioca fez sucesso em 1999 com a música "Feitio Paixão". O primeiro "boom", no entanto, veio com "Coração feito menino", na voz de Royce do Cavaco.


CONFIRA O SAMBA-ENREDO CAMPEÃO:

A GRANDE RIO VEM DAR UM BANHO DE AXÉ
SALVE! TODA ESSA GENTE DE FÉ
O TAMBOR DA INVOCADA PROMETE
LEVANTA A POEIRA IVETE

BRILHA MINHA ESTRELA
ALUMIA O MEU CAMINHAR
MENINA BAIANA DO JUAZEIRO
SAUDADE MANDOU UM CHEIRO
VELHO CHICO... HISTÓRIAS FEZ LEMBRAR
NOSSA SENHORA SEMPRE A ME GUIAR
SOL INCLEMENTE
TERRA SECA ERA O SERTÃO
ADOLESCENTE, ABRAÇO O VIOLÃO
FORROZIEI, PULEI FOGUEIRA, VIVA SÃO JOÃO
MINHA FAMÍLIA, DOCE INSPIRAÇÃO
E LÁ VOU EU, PÉ NA ESTRADA
E LÁ VOU EU, MEU AMOR
OLHOS DE FOGO DA SERPENTE ENCANTADA
ILUMINAVAM MEU DESTINO A SALVADOR

CANTEI A NOITE BUSCANDO O QUE EU QUERIA
ALEGRIA! ALEGRIA!
GUITARRA, FREVO, TAMBORES QUE TÊM MAGIA
Ê BAHIA! Ê BAHIA!
COM A EVA ENCANTEI TODA CIDADE
NO TRIO ARRASTEI AS MULTIDÕES
CANTO A MINHA VERDADE, AFRICANIDADE
MISTURA DE EMOÇÕES
MEU TIMBAU... VIROU SUCESSO INTERNACIONAL
NOS PALCOS DO MUNDO O ESTRELATO, A CONSAGRAÇÃO
MÃE PRETA NO SEU ACALANTO
ME FEZ MAINHA, EMBALEI TODA NAÇÃO
COMUNIDADE, POVO DO GUETO, EU SOU
CAXIAS ME ABRAÇOU

Fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[DOWNLOAD] ZECA PAGODINHO – CD QUINTAL DO PAGODINHO 3 (2016)

ZECA PAGODINHO – CD QUINTAL DO PAGODINHO 3 (2016) * LINK CORRIGIDO!!!* OBRIGADO PELO O FEEDBACK. Músicas: 1- Poema Declamado: Mora Comigo – Ao Vivo Em Xerém 2- Esse Cara – Ao Vivo Em Xerém 3- Sonho Meu – Ao Vivo Em Xerém 4- Toda A Hora – Ao Vivo Em Xerém 5- Ai Que Saudade Do Meu Amor

[DOWNLOAD] SAMBA & PAGODE DE RAIZ PARTE III

Coletânea de Samba & Pagode de Raiz Parte III 1 - Zeca Pagodinho - Pra você, menina.mp3  2 - Almir Guineto - Saco Cheio (com Zeca Pagodinho).mp3  3 - Grupo Fundo de Quintal - Canto de Rainha. mp3  4 - Luiz Carlos da Vila - Romance dos Astros - Arco-íris .mp3  5 - Marquinhos Satã - Falsa Consideração.mp3  6 - Fundo de Quintal - Amor Agora Não.mp3  7 - Sombrinha - Papo de homem e mulher.mp3  8 - Jovelina Perola Negra - Luz de repente.mp3 

[DOWNLOAD] CANDEIA - 1977 - LUZ DA INSPIRAÇÃO

  Candeia - 1977 - Luz da Inspiração 01 riquezas do nosso brasil (brasil poderoso) 02 maria Madalena da portela 03 olha o samba sinhá (samba-de-roda) 04 vem menina moça 05 nova escola 06 já curei minha dor 07 luz da inspiração 08 me alucina 09 falso poder 10 era quase madrugada 11 cabocla jurema 12 pelo nosso amor